sábado, 15 de maio de 2010

Blogue

Na sessão de hoje criamos um blogue.
Colocamos mensagens, imagens, links, etiquetas, calendários...

O blogue educativo apresenta-se como uma ferramenta alternativa na mediação dos processos educativos. Facilitam a interdisciplinaridade, num ambiente que é por natureza aberto e colaborativo.
Os blogues utilizados com propósitos educacionais, transportam o desenvolvimento de conceitos para o plano social. O acto de comentar uma ideia e reler posteriormente está facilitado e envolve os intervenientes num processo de introspecção do conhecimento e de construção de significados.
O blogue é um meio acessível e fácil de conversar com os alunos fora da aula, e proporciona um meio intuitivo e amigável de interacção.

Para além da interactividade, o blogue tem outras características apelativas:

- acessibilidade "a qualquer hora, em qualquer lugar" (desde que haja ligação à Internet);
- imediatismo (o que se publica aparece no ecrã quase de imediato);
- facilidade de uso (é simples de criar e manter);
- flexibilidade (pode ser usado individual ou colaborativamente, e para diversos fins);
- criação automática de um arquivo (diário, semanal ou mensal);
- publicação pessoal (qualquer pessoa pode ter um blogue e publicar o que quiser).

Afinal o que é um blogue?

Há variadíssimas definições de blogue. Vejamos as mais comuns que tenho encontrado que, só por si, revelam a sua flexibilidade:

- um diário na Web;

- uma página pessoal ou profissional, com ideias, reflexões, observações, comentários, apontamentos, links, etc;

- uma página pessoal onde se guardam Favoritos - links para páginas de interesse -, seguidos ou não de um resumo do assunto e/ou comentários;

- "a sua página Web, fácil de usar, onde pode rapidamente publicar ideias, interagir com pessoas, e outras coisas mais...";

- uma forma simples, fácil e amigável de iniciar uma presença online;

- um meio de comunicação e partilha;

Will Richardson, um dos mais acérrimos defensores dos blogues na educação, diz que "blogar" é escrever o que pensamos quando lemos o que os outros escrevem. Se continuarmos, outras pessoas eventualmente escreverão o que pensam quando nos lêem, e assim entraremos numa nova esfera de relações humanas."

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