domingo, 23 de maio de 2010

Sessão de 21/05/2010



Costumo elaborar power point, documentos em word, trabalhar imagens no paint,webquest...

Ao longo dos anos a utilização das tecnologias é mais acessível e fácil de utilizar.
Quando comecei a dar aulas(1991) as escolas ainda não estavam equipadas com computadores, por isso era quase impossível utilizar as tecnologias.

Hoje em dia, poucos são os professores que não levam, na sua mala, o portátil para a escola para auxílio nas suas aulas. Quer seja para a visualização de um power point, para a introdução de determinado conteúdo a abordar; para visualização de uma história digitalizada; pesquisa na net sobre determinado assunto; impressão de determinada ficha para consolidação; elaboração de um trabalho no paint para ilustração de histórias trabalhadas; colocação de novas actividades no blogue da turma... entre outras.


Os problemas que encontramos na escola são a falta de recursos informáticos. O material existente nas escolas está obsoleto. Este entrave tem sido ultrapassado porque o professor utiliza o seu computador pessoal, a sua máquina digital, a câmara de video...




Na primeira proposta de reflexão, podemos considerar ambas as questões verdadeiras. A escola tem de estar preparada para as novas tecnologias, e por outro lado, deve haver respostas específicas tecnológicas direccionadas para a educação.

Na segunda proposta as questões continuam a ser verdadeiras, porque podemos melhorar as nossas práticas educativas recorrendo a respostas tecnológicas e devemos utilizar estratégias/respostas pedagógicas para adaptar a variedade tecnologico ao nosso contexto educativo.



Análise de uma aplicação multimédia



Tendo em conta a actividade proposta analisei uma aplicação do "Ciclo da água" que pode ser consultada no seguinte site:

http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Jogos&ID=130

Pontos fortes:

Página ordenada;
Bem estruturada;
Fácil navegação;
Conteúdo organizado;
É simples e organizado;
É de fácil utilização;
Tem correcção científica e ortográfica;
Imagens simples e atractivas.

Pontos fracos:

Não disponibiliza ajuda;
Espaço pouco aproveitado.

Sem comentários:

Enviar um comentário